APRESENTAÇÃO - VORSTELLUNG


Boa Tarde!

Seja bem vindo ao Blog da Professora Fiorella.
Este blog é voltado a alunos e interessados em aprender alemão.

Conhecimento gera liberdade.

Boa diversão! 

-x-x-

Guten Tag!

Herzlich Willkommen auf dem Blog der Lehrerin Fiorella.
Dieser Blog richtet sich an Schüler und Interessierte, die Deutsch lernen wollen.

Wissen steht Freiheit ein.

Viel Spaβ!

CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CEL

O Centro de Estudos de Línguas (CEL) é um programa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo e oferece, aos alunos das escolas estaduais (regularmente matriculados neste estado), cursos inteiramente gratuitos de línguas estrangeiras. Os CELs localizam-se em algumas unidades escolares, nas quais os alunos da região demonstram interesse em estudar diferentes idiomas.

Este programa surgiu com a necessidade do ensino de língua espanhola, devido à integração do Brasil ao Mercosul, mas ampliou-se e atualmente são oferecidos cursos de: alemão, espanhol, francês, inglês (conversacional e apenas para alunos do Ensino Médio), italiano e japonês.

Ao fim do curso (exceto inglês), o aluno faz um teste para receber um certificado reconhecido internacionalmente.

Deste modo, propiciam-se aos alunos o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.


Unidade escolar na Zona Oeste (Butantã): E.E. Profº Emygdio de Barros. Endereço: Avenida Nossa Senhora da Assunção, 292 – Jardim Bonfiglioli, São Paulo – SP, 05359-000. (veja mapa aqui)

Idiomas oferecidos: alemão, espanhol, francês.

Carga horária por semana: 4 horas (distribuição: entre 2ª e 6ª, 2 vezes por semana, com aulas de 2 horas; e aos sábados, 1 vez por semana, um bloco de 4 horas - incluindo intervalo).

Estrutura dos cursos: 6 estágios semestrais, divididos em 2 níveis (totalizando 3 anos).

Requisitos (quem tem direito à matrícula): 
  • qualquer aluno regularmente matriculado em ESCOLAS ESTADUAIS ou ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS (Centro Paula Souza), das seguintes séries/anos: a partir da 6ª série (7º Ano) do Ensino Fundamental até a 3ª série (3º Ano) do Ensino Médio e da Educação a Jovens e Adultos (EJA). Atenção: alunos apenas de Escolas Técnicas (Cursos sem ser Ensino Médio, por exemplo Administração), não podem frequentar/matricular-se no CEL, como previsto na "Resolução SE 44, de 13/08/2014". Pedimos desculpas por equivocações de interpretação da direção ditas anteriormente.
  • cada aluno pode se matricular em até 2 (dois) idiomas, contanto que não haja conflito de horário.
  • aluno em série/ano escolar final (3ºs anos e EJA), ao qual é garantido frequentar o curso completo (3 anos - leia sobre "Resoluções e leis" aqui), mesmo depois de encerrado o ensino médio regular.


Horário/ período dos cursos: dias da semana (à noite) e sábados (de manhã e/ou tarde)


Período de Matrícula: início e fim de cada semestre.


Documentos obrigatórios para a matrícula:
  • declaração de escolaridade recente
  • uma xerox do RG
  • uma foto 3x4
  • uma xerox da Certidão de Nascimento
  • uma xerox de uma conta telefônica
  • presença obrigatória do Pai ou do  responsável


Informes!! Atenção!!
Como o Sistema Educacional do Estado de São Paulo tem muitas lacunas (pouca divulgação de vagas/projetos a alunos, professores e coordenadores; etc), esta postagem objetiva ajudar a repassar/divulgar informações e esclarecimentos sobre o CEL da unidade escolar E.E. Profº Emygdio de Barros, pois ele será implementado pela primeira vez nesta escola.

Entenda a(s) etapa(s) que já ocorreu(am) para o programa permanecer nesta escola (Emygdio):

  • o princípio ocorreu no começo de 2016, quando foi divulgada e solicitada à diretoria e alunos, no I Congresso da EE Emygdio de Barros (ao lado do P3 da USP), a abertura do Centro de Estudos de Línguas.
  • a primeira etapa, fim de Julho de 2016, foi a aprovação do programa CEL para ser implementado no Emygdio em período noturno e aos sábados (ambos períodos com salas disponíveis) e aos idiomas alemão, espanhol e francês.
  • a segunda etapa, levantamento de demanda/quantidade de alunos interessados em frequentar curso de língua estrangeira através de listas de interesse (com título "Pesquisa de intenção para estudos de intenção para estudos de língua estrangeira") para alunos de escolas estaduais de São Paulo da região Centro Oeste da cidade de São Paulo). Este levantamento foi feito pela EE Emygdio e as listas (já encerradas) foram passadas no Emygdio e nas escolas estaduais vizinhas entre 01/08 a 05/08/2016, pelas quais foram colhidas aproximadamente 550 assinaturas. As previsões de datas passadas anteriormente pela direção escolar (início para meio de Agosto ou Setembro), infelizmente não foram cumpridas, devido aos trâmites burocráticos iniciais.
  • encaminhamento das listas de interessados pela EE Emygdio à Diretoria Centro-Oeste;
  • encaminhamento (aproximadamente em 25/09/2016) das listas de interessados pela Diretoria Centro-Oeste para a Secretaria da Educação (localizada na Praça da República), para aprovação final/abertura do Centro de Estudos de Línguas na EE Emygdio pelo governador Geraldo Alckmin.

Ainda está em andamento: 

  • retorno/aguardo da Secretaria da Educação, onde será feita a aprovação final/abertura do Centro de Estudos de Línguas na EE Emygdio pelo governador Geraldo Alckmin.do Governador Geraldo Alckmin. Estamos aguardando retorno para andamento das próximas etapas (leia a seguir).

  • busca de professores interessados em ministrar aulas neste 2º Sem. de 2016: para se oferecer diferentes horários/dias da semana de cursos, e como a inscrição de novos professores ao programa já está encerrada para 2016, o Emygdio precisa de professores da rede estadual de São Paulo (qualquer Diretoria de Ensino) que sejam efetivos/concursados ou já contratados (por exemplo, categorias O ou OFA) e tenham bacharelado e/ou licenciatura (ou estejam na graduação) em alemão, espanhol e francês, com a seguinte disponibilidade/interesse de horárioalemão (para lecionar aos sábados, manhã e/ou tarde) e espanhol e francês (para lecionar aos sábados, manhã e/ou tarde). Caso você atenda os requisitos e tenha interesse preencha, por favor, o cadastro (aqui), para entrarmos em contato. Cadastros para professores, sem vínculo com o estado e que queiram lecionar em 2017, serão feitos nas Diretorias de Ensino (leia aqui ou aqui).

Próximas etapas:
  • análise/organização das disponibilidades de professores e alunos para definir: turmas e horários/dias da semana.
  • alunos: AOS INTERESSADOS EM SE INSCREVER/ MATRICULARfavor aguardar planilha com horários e as datas de matrícula e conferir regularmente as informações aqui postadas, evitando perda de prazo.

É importante lembrar: para o programa CEL entrar em prática/permanecer na escola Emygdio com os idiomas aprovados (alemão, espanhol e francês), bem como poder existir futuramente outros idiomas, precisamos demonstrar interesse/demanda (existir um número suficiente de matriculados - uma média de 25 alunos por turma), caso contrário, corre-se o risco do CEL desta unidade escolar encerrar.


Desta forma, para evitar que os cursos sejam encerrados e poder apoiar este programa, vamos ajudar a repassar/divulgar estas informações, pois estes cursos são oportunidades (escolas de idiomas são caras) para todos os alunos de escolas estaduais de São Paulo.

Ajude a divulgar (por Facebook, Instangram, etc)!! Por mais que a escola seja distante de seu bairro, há sempre um conhecido interessado!!

Este blog tem a intenção de divulgar o CEL e ajudar a todos!! Constantemente são adicionadas informações aqui, respondendo eventuais dúvidas!!

Obrigada pelo retorno, compreensão e colaboração na divulgação!! 

Maiores informações:
  • Site da Secretaria de Educação sobre o CEL (atenção: algumas informações encontram-se desatualizadas) (leia aqui)
  • Notícias da Secretaria de Educação sobre o CEL (leia aqui)
  • "Resolução SE 44, de 13/08/2014", sobre o CEL, mais recente e referente a alunos de ETEC (Seção IV) (leia aqui)


METODOLOGIA

Há várias maneiras de se estudar e aprender um idioma estrangeiro. Como professora de alemão, já lecionei em diferentes métodos, mas principalmente nos descritos a seguir.
  • Método Comunicativo: foca a interação entre os falantes e tem o objetivo de criar condições que ajudem na aquisição de um desempenho real em uma nova língua através da prática com atividades que simulam uma interação verdadeira. Em uma aula por este método, o professor age como coordenador e facilitador da aprendizagem, providenciando materiais e circunstâncias para que o aluno pense e interaja na língua-alvo (aqui no caso, alemão). Normalmente são realizadas tarefas em pares ou grupos, colaborativas ou dramatizações.

  • Método Audiolingual: tem o objetivo de levar o aluno a se comunicar na língua-alvo através do condicionamento e da formação de novos hábitos linguísticos. Baseia-se na teoria behaviorista ou comportamental (estímulo - resposta). Neste método, primeiro o aluno exercita as habilidades orais (ouvir e falar) e só posteriormente as habilidades escritas (ler e escrever), pois o aprendiz só é exposto à escrita quando os padrões da língua oral já estiverem internalizados e automatizados. As estruturas linguísticas - recortes de diálogos selecionados como “modelos” - são apresentadas em ordem de complexidade (scaffolding), cuja aprendizagem se dá por repetição, imitação e substituição. Numa típica lição audiolingual, um diálogo é apresentado frase a frase; os alunos as repetem individualmente e em coro, até que o diálogo seja memorizado. 

Existem ainda vários outros métodos (leia aqui). Assim, antes de aprender um idioma é importante pensar nos seguintes pontos:
  •  o nível, a faixa etária e os objetivos;
  •  as vantagens e as desvantagens de cada um desses métodos;
  •  material (livros didáticos).
Baseando-se nesses pontos, converse com o seu professor sobre qual linha metodológica (ou Método de Ensino de Língua Estrangeira) você prefere. Pesquise, leia, retire suas dúvidas, para ver qual é o melhor caminho!

Fonte: Wikipedia

QUADRO COMUM EUROPEU OU QUADRO DE NÍVEIS

Uma pergunta muito recorrente é "Como se classifica o conhecimento de uma língua estrangeira?".

Para podermos compreender melhor essa questão, segue um quadro comparativo entre as traduções mais recorrentes ou adotadas do Quadro Comum Europeu:

Gemeinsame Europäische ReferenzrahmenQuadro Comum Europeu
Grundstufe
A1Anfänger Básico (1, 2 e 3)
A2GrundkenntnissePré-Intermediário (1 e 2)
Mittelstufe
B1Untere MittelstufeIntermediário (1 e 2)
B2Obere MittelstufeIntermediário Avançado/ Pré-Avançado (1, 2 e 3)/ Avançado (1 e 2)*
Oberstufe
C1OberstufeAvançado (1 ou 3 e 4)*
C2Nahezu PerfektControle pleno
* Esses nomes variam conforme cada escola. Para melhor esclarecimento, verificar o nível indicado no livro adotado.

Para sabermos as abreviações (A1, A2, etc), basta consultar o livro que você adota no curso de idioma. Caso não haja (devido à metodologia), pergunte a seu professor.

É importante ainda esclarecer que o quadro supracitado é um resumo de diferentes fontes consultadas.

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR O CURSO


Aprender um idioma é mais do que frequentar aulas, é também participar ativa e produtivamente das mesmas e saber estudar. A seguir há sugestões de como aproveitar ao máximo o curso.



PARA NÃO PERDER O RUMO DA AULA

  • É essencial chegar pontualmente às aulas, pois tudo é importante, desde os primeiros minutos.
  • Procure não faltar! Se não puder evitar a falta, entre em contato com algum colega para se inteirar da matéria tratada, da tarefa de casa e estudar (sozinho ou com um colega) o que foi visto antes da próxima aula.
  • Tire sempre todas as suas dúvidas. Elas podem ser inclusive as mesmas que de outros colegas. Não deixe de perguntar!
  • Concentre-se. Procure não fazer outras coisas que não façam parte do momento da aula.
  • Procure usar bastante alemão durante as aulas. Não deixe de falar algo por não ter certeza de estar ou não correto. Somente arriscando é que você terá certeza. 
  • Crie metas, como: "Hoje vou falar pelo menos cinco vezes na aula!" e veja se conseguiu alcançá-las.
  • Ouça com atenção todos os colegas da classe. Mesmo que você já saiba o que está sendo falado ou perguntado, isso será mais uma forma de fixar a matéria, além de demonstrar respeito!
  • Ao ler um texto, deixe o dicionário de lado e treine sua capacidade de deduzir significados ou entender informações novas pelo contexto. Use-o apenas quando proposto por seu professor.
  • Converse sempre com seu professor quando tiver algum problema, seja para pedir dicas ou se informar sobre o método utilizado.



PARA ESTUDAR EM CASA

  • Faça sempre as tarefas de casa. Depois disso, se ainda tiver tempo, reveja o que foi feito em classe (textos, exercícios, anotações e os pontos gramaticais abordados na aula) para fixar bem estruturas, vocabulário, etc., e releia em voz alta os textos e diálogos aprendidos. Aproveite para anotar suas dúvidas e esclarecê-las na próxima aula.
  • Ouça os CDs/arquivos de audio do livro didático e outros com textos ou músicas, repetindo o que ouve, para treinar sua pronúncia e entonação. Afinal, "je mehr, desto besser!", "quanto mais, melhor!".
  • Faça fichas com as novas palavras que aprendeu e coloque-as em um fichário, separadas por tema (comidas e bebidas, por exemplo), ou categoria gramatical (substantivos, verbos). Escreva sempre o artigo e o plural, além de um exemplo de sentença e, do outro lado da ficha, a tradução ou um desenho. Use esses cartões para "jogar paciência" e testar sua memória, depois de algum tempo.
  • Estabeleça metas concretas, baseando-se em suas dificuldades, como: "Vou ler um livro por curso para praticar a compreensão de textos".
  • Conheça e pesquise outros livros de leitura, músicas, vídeos, jornais e revistas da Alemanha. Informe-se sobre palestras, seminários, exposições e eventos realizados na sua cidade. Enfim, entre em contato com tudo que diz respeito à cultura dos países de língua alemã.

    Leia uma matéria relacionada: clique aqui