Há várias maneiras de se estudar e aprender um idioma estrangeiro. Como professora de alemão, já lecionei em
diferentes métodos, mas principalmente nos descritos a seguir.
- Método Comunicativo: foca a interação entre os falantes e tem o objetivo de criar condições que ajudem na aquisição de um desempenho real em uma nova língua através da prática com atividades que simulam uma interação verdadeira. Em uma aula por este método, o professor age como coordenador e facilitador da aprendizagem, providenciando materiais e circunstâncias para que o aluno pense e interaja na língua-alvo (aqui no caso, alemão). Normalmente são realizadas tarefas em pares ou grupos, colaborativas ou dramatizações.
- Método Audiolingual: tem o objetivo de levar o aluno a se comunicar na língua-alvo através do condicionamento e da formação de novos hábitos linguísticos. Baseia-se na teoria behaviorista ou comportamental (estímulo - resposta). Neste método, primeiro o aluno exercita as habilidades orais (ouvir e falar) e só posteriormente as habilidades escritas (ler e escrever), pois o aprendiz só é exposto à escrita quando os padrões da língua oral já estiverem internalizados e automatizados. As estruturas linguísticas - recortes de diálogos selecionados como “modelos” - são apresentadas em ordem de complexidade (scaffolding), cuja aprendizagem se dá por repetição, imitação e substituição. Numa típica lição audiolingual, um diálogo é apresentado frase a frase; os alunos as repetem individualmente e em coro, até que o diálogo seja memorizado.
Existem
ainda vários outros métodos (leia aqui). Assim, antes de aprender um idioma é importante
pensar nos seguintes pontos:
- o nível, a faixa etária e os objetivos;
- as vantagens e as desvantagens de cada um desses métodos;
- material (livros didáticos).
Baseando-se nesses pontos, converse com o seu professor sobre qual linha metodológica (ou Método de Ensino de Língua Estrangeira) você prefere. Pesquise, leia, retire suas dúvidas, para ver qual é o melhor caminho!
Fonte: Wikipedia